Quem nós somos

Leia mais informações sobre a organização

A Liga dos Surdos surgiu em Julho de 2019, a partir de uma iniciativa do André Luiz “NerdSurdo”, onde uma comunidade surda que se jogava League of Legends (Riot Games) se interessava em criar competições de jogos online. Dessa forma surgiu a Liga dos Surdos, o primeiro campeonato de League of Legends apenas para surdos.

Os surdos que participavam foram se interessando cada vez mais, fazendo assim, a Liga dos Surdos ganhar mais potencial e força, atuando em outros jogos como Fortnite e Counter Strike: Global Offensive e com a chegada da primeira intérprete de libras Jéssyka “Suuhgetsu” Maia, e logo após Keila “Arien” Alcântara. 

A equipe diretora foi crescendo com a participação de outros casters, como Josiane “JosiGamer” de Almeida, Jéssica “Matinho” Silva atuando como comentaristas. Hoje a equipe é formada por Daniela ”Elphie” Vinci, João “Tok” Carlos, Gabriel “Maizena” Melo e Renan Bulha, além do NerdSurdo e as intérpretes.

No dia Internacional da Mulher, a Liga dos Surdos realizou um evento com parceria com o SBT Games, onde transmitiu partidas de League of Legends com todas as jogadoras surdas do grupo, onde elas competiram em comemoração por poderem ter espaço dentro de um cenário majoritariamente ouvinte e masculino.

Além disso, a Liga também realizou transmissões do competitivo Fortnite pelo facebook do SBT Games, tendo bastante alcance do público gamer que ainda não a conhecia. Logo após, surgiu uma oportunidade de também fomentar a língua de sinais pelo Facebook do SBT oficial, com a participação das intérpretes de Libras e do próprio NerdSurdo, juntando uma grande quantidade de pessoas que já eram interessadas em Libras, dando impulso no aprendizado de alguns sinais gerais do dia a dia. 

Também foi realizado um projeto dentro da Liga de sinalário de Libras, onde os surdos se juntaram para criar sinais de League of Legends, dos campeões, objetivos e alguns times do Campeonato Brasileiro de League of Legends.

Hoje a Liga dos Surdos conta com parceria com algumas organizações como a Falkol, Análise LOL e Wayup. Saiu em matérias em alguns portais de notícias conhecidos no cenário, como o Mais Esports e a Versus Esports.

Por fim, atualmente a Liga dos Surdos tem o objetivo de divulgar a acessibilidade, com ferramentas que contribuem pra participação dos surdos, como legendas automáticas etc. Além de ascender as pessoas surdas nos games e esports, dando-as visibilidade e buscando estrutura para realizar o sonho de um dia se tornarem jogadores profissionais. 

  • 2019
    Fundação
  • 16
    Times
  • 190
    Jogadores
  • 14
    Torneios realizados
  • Renan Bulha

    Renan Bulha

    Video Maker / Libras